Tipos de pele

Normal

Possui uma textura lisa e suave, com aspecto saudável e aveludado. Além disso, possui elasticidade ideal e produz gordura natural em quantidade adequada. Os poros são pequenos e pouco visíveis e as secreções sebáceas e sudoríparas estão em equilíbrio. Caracteristicamente, é a pele infantil.

Seca

A perda de água em excesso caracteriza a pele seca, que normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa a descamação e vermelhidão. A pele seca também pode apresentar maior tendência ao aparecimento de pequenas rugas e fissuras. Pode ser causada por fatores genéticos e hormonais e também por condições ambientais, como o tempo frio ou seco, o vento e a radiação ultravioleta. Banhos demorados e com água quente podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele.

Oleosa

A pele oleosa tem aspecto mais brilhante, úmido e espesso, por causa da produção de sebo maior do que o normal. Os poros estão aumentados e há tendência à formação de comedões (cravos) e espinhas. Além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele fatores como alterações hormonais, excesso de sol, estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura.

Mista

É o tipo de pele mais frequente e apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo) e normal a seco nas bochechas e extremidades. A pele mista tem espessura mais fina, com tendência à descamação e ao surgimento de rugas finas e precoces.

Leave a Reply

Your email address will not be published.