Pacientes do CTO participam de conscientização sobre o câncer de pele

Pacientes do CTO participam de conscientização sobre o câncer de pele

Segunda Feira, 18 de Dezembro de 2017

Na última sexta-feira (15), os pacientes do CTO, Centro de Terapia Oncológica, de Petrópolis tiveram uma manhã pra lá de especial. Eles foram surpreendidos com o evento “Dezembro Laranja, Verão e Você”, que propôs uma manhã repleta de aprendizado e mimos aos pacientes e seus acompanhantes.

Na oportunidade, Day abriu a conversa contando brevemente sua história de superação e como aprendeu a olhar a vida com outros olhos, após superar o câncer de mama. Depois, a Dra Roberta Peres iniciou uma animada conversa que abordou uma série de questões relativas ao câncer de pele e cuidados preventivos. Quem também esteve presente foi o mestre e doutorando em Biociências Estevão Scudese, que demonstrou aos presentes as inúmeras vantagens da prática habitual de exercícios físicos.

Pensam que parou por aí? Todos os envolvidos ganharam caixinhas com lanches, kits de necessaires com protetores solares, amostras de hidratantes para a fase da radioterapia e Lenços da Alegria.

No fim da manhã, os conhecimentos adquiridos foram colocados em teste, com um quiz que premiava aqueles que acertassem as perguntas.

“O quiz é uma excelente ferramenta de fixação de conteúdo. Já utilizamos esta estratégia em outros eventos e o resultado foi muito positivo. Todos conseguem revisitar o conhecimento de forma dinâmica e, ao que nos parece, o desafio associado à recompensa gera uma espécie de memória afetiva que favorece o aprendizado.”, observa Day.

Os prêmios foram os mais diversos: vouchers de aula de zumba, camisas do Blog e até mesmo semijoias.

Qual é a recompensa de proporcionar uma manhã dessas? “A sensação é de missão cumprida, pois encontramos uma sala de espera apreensiva, um pouco triste e preocupada, o que é totalmente natural em razão das circunstâncias. Entretanto, ao sairmos, deixamos várias pessoas sorridentes, tagarelas e o melhor: empoderadas de informações que podem fazer diferença em suas vidas”, avalia a blogueira.

 

Tribuna de Petrópolis

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.