Os cabelos

Os cabelos exercem função social e de autoafirmação nas pessoas. Determinam estilos, moda e são ícones de algumas gerações.

Os primeiros pelos a aparecerem no feto são no queixo e nas sobrancelhas e surgem no segundo ou terceiro mês de vida intrauterina. Geralmente os folículos pilosos se formam em grupos de três fios ou excepcionalmente dois ou quatro fios e o número de folículos que uma pessoa terá já está decidido antes mesmo dela nascer.

Anatomicamente, o cabelo é composto por queratinócitos (células que produzem queratina), responsáveis pela força e resistência dos fios, sendo a queratina também a responsável pela cor do cabelo.

O ciclo biológico do cabelo teoricamente é dividido em três fases: crescimento, repouso e queda. Um fio de cabelo cresce continuamente por um período médio de 2 a 7 anos. A duração e intensidade dessas fases dependerão da localização do pelo. O cabelo chega a crescer, em média, um centímetro por mês e no geral uma pessoa possui cem mil fios de cabelo e espera-se uma queda de 100 a 200 fios por dia.

A quantidade de fios que cairão depende de fatores genéticos, hormonais e da idade. Quanto maior a idade menor o tempo do ciclo de crescimento do pelo e, consequentemente, maior a queda de cabelos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.