Onicomicose

A onicomicose é uma infecção nas unhas causada por fungos que se alimentam da queratina, proteína que forma a maior parte das unhas. Acomete ambos os sexos e normalmente as unhas dos pés são as mais afetadas, por enfrentarem ambientes úmidos, escuros e quentes com maior frequência do que as mãos. Esse ambiente é considerado ideal para o crescimento dos fungos. A prevalência das onicomicoses aumenta significativamente com a idade. O quadro é muito raro na criança, infrequente nos adolescentes e adultos jovens e muito frequente nos idosos.

As onicomicoses podem se apresentar de quatro formas clínicas:

1. Onicomicose subungueal distal/lateral

É a forma mais comum e se inicia na margem distal da unha, provocando um descolamento. Tende a se expandir perifericamente, sobretudo no sentido proximal. Se não tratada se expande progressivamente até acometer toda a unha.

2. Onicomicose subungueal proximal

Os fungos atingem a matriz da unha e, posteriormente, a lâmina ungueal. A camada mais profunda é a primeira a ser parasitada.

3. Onicomicose branca superficial

Acomete exclusivamente as unhas dos pés, levando a formação de uma placa de cor branca opaca, de superfície irregular e friável.

4. Onicomicose endonix

É caracterizada pela invasão intensa da lâmina na ausência do acometimento do leito ungueal. Clinicamente as unhas afetadas apresentam as lâminas esbranquiçadas e opacas.

Tratamento

Os tratamentos podem ser de uso local, sob a forma de cremes, soluções ou esmaltes.

Em caso de acometimentos superiores a 30% de uma unha ou várias unhas acometidas ao mesmo tempo é necessário tratamento via oral também. A duração é, em média, de 6 meses, podendo chegar a 1 ano, pois depende do crescimento das unhas, que é lento. A persistência é fundamental para o sucesso do mesmo. Não interrompa o tratamento antes do tempo recomendado pelo dermatologista, mesmo que ache que a unha melhorou, pois a infecção pode ainda estar presente e isso pode levar a cura incompleta.

Leave a Reply

Your email address will not be published.