II Circuito da Beleza leva alegria e solidariedade a pacientes oncológicas

II Circuito da Beleza leva alegria e solidariedade a pacientes oncológicas

Quarta Feira, 07 de Março de 2018

Na última segunda (05), pacientes oncológicas tiveram uma tarde de divas no evento idealizado pelo Blog Viver Eu Quero em parceria com a dermatologista Roberta Peres, a maquiadora Rebeca Simas e a esteticista Ana Beatriz Corrêa. Elas chegaram tímidas, algumas bastantes fragilizadas e até um pouco chorosas, mas ao final, se transformaram, por dentro e por fora, com direito a muitos abraços e várias gargalhadas.

“Compartilhamos momentos maravilhosos juntas, nos sentimos acolhidas, amadas e pudemos ver que há vida durante e após o câncer. Nessa jornada encontramos pessoas maravilhosas, capazes de nos transmitir energias tão boas que nos dá esperança pra continuar lutando”, afirma Jaqueline Montes, 41 anos, paciente que luta contra um câncer de mama e atualmente está em quimioterapia.

Eram paparicos que não acabavam mais e elas também tiveram um momento para tirar suas dúvidas com as profissionais presentes. E não eram poucas perguntas! “Depois da quimioterapia, podemos voltar a pintar os cabelos?; “Podemos usar hidratante durante a radioterapia?”; “fazer as cutículas será proibido para o resto da vida” e “podemos passar protetor solar na careca?” eram algumas das perguntas que despertaram o interesse de todas as pacientes presentes e das centenas de pessoas que acompanharam a transmissão ao vivo feita pelo Blog Viver Eu Quero, em sua página no facebook.

“Muitos pensam que se trata de mera futilidade ou excesso de vaidade. Não é isso. Estamos falando de reconhecimento e identidade. Durante uma vida inteira elas exerceram sua feminilidade de diversas formas e todas essas pequenas ações de cuidado com a beleza compunham um rotina de toda uma vida. Num espaço de tempo curtíssimo se viram afetadas por uma doença grave, passaram a lutar por suas vidas e, no meio desse furacão, mal conseguem se reconhecer no espelho. Não é questão de gostar ou não do seu reflexo, é a dificuldade em reconhecê-lo. Quando fiquei careca, até que gostei da minha cabeça redondinha, achei bonitinha, mas muitas vezes acordava e levava uma fração de segundos para entender que aquele reflexo no espelho, sem cabelo, sem sobrancelha, inchada, sem cílios era eu. Demorava para me reconhecer. Então, é claro que elas merecem dar uma pausa em suas lutas para ter este momento. Aliás toda mulher deve fazer isso, mas elas, mais do que nunca, merecem um dia de divas”, observa Day Sant´Anna, blogueira que foi diagnosticada com câncer de mama em 2016 e que hoje mantém tratamento psicológico e cuidados com um cateter, o qual manterá por mais 4 anos.

Os mimos do dia? Usaram LED capilar para estimular o crescimento dos cabelos (as que já passaram pela quimioterapia); fizeram máscaras faciais de ouro ou rubi para hidratar a pele; drenagem facial para amenizar o efeito de inchaço; LED facial para ajudar a melhorar as manchas; um coffee break com muitos quitutes; maquiagem com técnicas especiais para refazer as sobrancelhas e muitos, mas muitos brindes. Eram tantos brindes que não couberam numa sacola só!

O benefício não é somente para as pacientes. As organizadoras e voluntárias fazem relatos emocionantes do evento.

“Foi uma honra participar! Estou muito feliz. Conseguir essa troca de energia fez com que eu saísse renovada. É um aprendizado. Como é bom ver as carinhas delas, todas felizes. Já recebi várias mensagens de agradecimento”, conta a dermatologista Roberta Peres.

Um momento que impactou todas as pacientes, sem exceção, foi aprender a técnica de refazer as sobrancelhas com molde e produtos que favorecem a fixação da maquiagem por longos períodos. Muitas sorriram e algumas até choraram de felicidade.

Rebeca Simas, ao ser perguntada sobre o que significava para ela o proporcionado para aquelas pacientes, fica com a voz embargada. “Eu fico emocionada… sem palavras. Não é somente um pozinho colorido que estamos colocando no rosto delas. Colocamos um pouquinho de felicidade nas vidas dessas mulheres também. Espero que a partir de hoje elas saiam com a autoestima lá em cima!” conta a maquiadora, que vem se envolvendo cada vez mais com os projetos sociais do Blog Viver Eu Quero.

 

Tribuna de Petrópolis

Leave a Reply

Your email address will not be published.