Conhecendo a nossa pele

 

A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo constituída por três camadas: a epiderme, derme e hipoderme e tem como função principal a barreira física, impedindo a entrada de elementos por vezes prejudiciais ao organismo e à perda de elementos vitais, principalmente a água. É uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol. Também age como órgão sensorial, participa do sistema imunológico e exerce outras funções, como a regulação da temperatura corpórea e a produção de vitamina D3.

Mas mesmo com toda esta proteção, a pele é permeável e absorve substâncias, tanto que muitas vezes usamos medicações tópicas com ação interna. Assim, devemos ter cuidado com o que se usamos nela, principalmente em crianças e idosos, pois a pele deles é mais fina e tem maior capacidade de absorção.

A pele é considerada o cartão de visitas do organismo e cumpre também um papel social: se saudável, atua como atrativo para outros indivíduos. Se afetada por algumas doenças, motiva repulsa e segregação.

Epiderme

É a primeira camada da pele. Sua principal função é formar uma barreira protetora do corpo, protegendo contra danos externos e dificultando a saída de água (do organismo) e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo. Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele. A epiderme também origina os anexos da pele: unhas, pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas.

 

Derme

É a camada intermediária da pele, formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal (responsáveis pela tonicidade e elasticidade) e por grande quantidade de vasos sanguíneos e terminações nervosas. É na derme que estão localizados os folículos pilosos, os nervos sensitivos, as glândulas sebáceas (responsáveis pela produção de sebo) e as glândulas sudoríparas (responsáveis pelo suor).

 

Hipoderme

É a terceira e última camada da pele, formada basicamente por células de gordura. Sendo assim, sua espessura é bastante variável, conforme a constituição física de cada pessoa. Ela apoia e une a epiderme e a derme ao resto do seu corpo. Além disso, a hipoderme mantém a temperatura do seu corpo e acumula energia para o desempenho das funções biológicas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.