Conheça suas unhas

Conheça suas unhas

A unha é formada pela lâmina ungueal, leito ungueal, matriz e tecidos periungueais. Elas desempenham importantes funções, como aumento da sensibilidade tátil envolvida em atividades manuais de precisão, proteção mecânica da falange distal contra traumatismos, estética do dígito e como arma natural. As unhas dos pés ainda desempenham função biomecânica, motivo pelo qual podem comumente estar envolvidas em doenças que afetam a deambulação.

A cutícula adere-se firmemente a superfície da lâmina ungueal e sua integridade garante a proteção da matriz contra o ambiente, motivo pelo qual ela não deve ser removida.

Desde o nascimento, as unhas podem exibir alterações em consequência tanto de uma doença cutânea como de uma doença sistêmica. O exame normal do aparelho ungueal de um recém-nascido mostra unhas delgadas, flexíveis e que facilmente se quebram. A borda livre em geral é grande.

As unhas das mãos crescem mais rapidamente que a dos pés, em velocidade média de 3 mm/mês e as dos pés 1 mm/mês. A substituição completa de uma unha das mãos requer cerca de 6 meses, enquanto uma unha dos pés requer 12 a 18 meses.

Leave a Reply

Your email address will not be published.