A pele na puberdade

É nessa faixa etária (que segundo a OMS, inicia-se a partir dos 10 anos indo até os 19 anos) que as estruturas e funções cutâneas se aproximam das características adultas e o crescimento e desenvolvimento se aceleram. Além do crescimento fisiológico, é nessa fase que os hormônios sexuais aumentam seus níveis e as características secundárias sexuais se manifestam.

Pode-se considerar que a estabilização dos pelos terminais ocorre por volta dos 18-19 anos e, portanto, qualquer tratamento de epilação deveria ser considerado apenas a partir desse período.

Com relação à acne seu início é um pouco mais precoce no sexo feminino, por volta dos 11 anos. Sua incidência aumenta de acordo com a faixa etária: 22% dos adolescentes com 13 anos, para 68% em pacientes com 16 anos.

Uma preocupação que deve ser levada em consideração na abordagem cosmiátrica desses pacientes são os fatores psicológicos típicos dessa faixa etária. Atitudes emocionais negativas e uma autoimagem corporal ruim são mais inter-relacionadas nesse grupo etário.

Leave a Reply

Your email address will not be published.